Porque usar lentes antigas ?

Objetivas analógicas

Acredito que, para maioria das pessoas, o interesse em usar lentes antigas em câmeras digitais seja inicialmente motivado por mera curiosidade, e que com o decorrer do tempo de uso alguns outros fatos tornam-se evidentes e a curiosidade transforma-se em hábito. Listarei a seguir os quatro principais pontos que, em minha opinião, justificam o uso de lentes antigas:

O primeiro argumento é o que mais chama a atenção nas objetivas antigas, a qualidade ótica, pois muitas utilizam lentes primorosas que surpreendem logo nas primeiras fotos. Os processos de fabricação dessas lentes - algumas vezes artesanais - normalmente visavam a busca da excelência ótica, e nesse aspecto fundamental baseava-se a disputa entre os grandes fabricantes.

 

O segundo é a solidez delas. Muitas foram fabricadas com especificações para durar décadas, utilizando corpos metálicos, cristais de alta pureza e outro materiais de extrema durabilidade. É normal ler relatos de usuários sobre algumas dessas objetivas, referindo-se a elas como “builded like a tank”…

 

O terceiro é a simplicidade na concepção mecânica, pois em muitos casos elas são facilmente acessíveis para intervenções básicas de manutenção tais como lubrificação e limpeza, o que gera grande possibilidade de ampliação de sua vida útil.

 

O quarto e último argumento, mas igualmente importante, é o preço de aquisição. Não quero dizer com isso que todas são baratas, pelo contrário, há objetivas antigas que custam muito dinheiro. Porém com uma boa pesquisa, um pouco de conhecimento e uma certa dose de paciência, você poderá adquirir excelentes objetivas a preços bem razoáveis para a qualidade que apresentam.