O que é distância de registro?

Em uma objetiva, distância de registro significa a distância máxima para formação de foco da imagem projetada na superfície do filme ou do sensor, da mesma forma que distância de flange significa a distância existente entre a face externa do flange da câmera (local de encaixe das objetivas) e a superfície do filme ou do sensor. Portanto, para que a câmera registre perfeitamente todas as imagens é necessário que tanto ela como a objetiva usada tenham a mesma distância de flange e de registro.

Demonstração de distância de registro

Desta forma, quanto maior for a distância de registro de uma objetiva, maior será sua possibilidade de adaptação em diferentes câmeras, e quanto menor for a distância de flange de uma câmera, também maior será a possibilidade de utilizar nela objetivas fabricadas para outras câmeras.

No caso das câmeras Canon EOS a distância de flange é de 44 mm, que obviamente é também a distância de registro das objetivas Canon EF. Essa distância de flange faz com que as câmeras Canon EOS sejam receptivas ao uso de diversas outras marcas de objetivas antigas que tenham distâncias de registro maiores. Claro que objetivas com distâncias de registro inferiores a 44 mm também poderão ser utilizadas nas câmeras Canon EOS, mas dependerão de adaptadores com lente de correção interna para aumento de suas distâncias de registro. 

Para mostrar os principais tipos de encaixes e suas respectivas distâncias de registro, preparei uma lista muito útil que pode ser visualizada na seção Lista de Distâncias.