Ajuste em objetivas com encaixe PK

Mesmo com a utilização de adaptadores, todas as objetivas com encaixe PENTAX K (PK) necessitam de uma intervenção física antes de serem usadas nas câmeras Canon EOS, pois essas objetivas têm em sua traseira algumas partes que se projetam para dentro da câmera, interferindo no curso de seu espelho. As partes do encaixe PK que geram esse conflito são uma guia e uma alavanca que são mostradas na imagem baixo.

Travas do encaixe PK

Para a remoção desses obstáculos você deverá primeiramente retirar os parafusos que fixam a parte metálica do encaixe, removendo-a da traseira da objetiva. Caso a lente traseira da objetiva fique muito exposta, procure protegê-la para evitar qualquer acidente. Feito isso, utilize uma ferramenta Dremel para rebaixar a alavanca metálica da abertura. Depois corte a guia preta que fica localizada atrás da alavanca como na foto acima. Essa guia é feita de um plástico preto resistente, que pode ser cortada com um estilete bem afiado. Retire apenas o necessário dessas duas partes, tomando por base o limite da superfície do adaptador quando montado na objetiva, pois apenas o que ultrapassar esse limite poderá conflitar com o espelho.

Dremel

Caso você não tenha uma ferramenta Dremel, avalie a melhor opção para realizar o rebaixamento da alavanca sem danificar a lente traseira. Uma alternativa para isso pode ser um pequeno alicate de corte bem afiado.

 

Antes de executar esse procedimento, tenha em mente que a remoção mesmo que parcial dessas partes impedirá seu pleno uso em câmeras Pentax, fazendo com que o controle da abertura ocorra apenas em em modo manual.